Janela de revisão
Após a instalação da extensão do Lingofy no seu navegador ou programa, você tem que acessar a sua conta e selecionar um perfil de revisão no menu suspenso. O sistema revisará o seu conteúdo baseado em referências (manuais de redação e dicionários) e/ou verbetes inclusos no perfil de revisão escolhido.
Atenção: A janela de revisão do Lingofy oferece edição “completa” , revisão com vários verbetes e referências simultaneamente. Recomendamos esperar para revisar o seu texto até completar o primeiro rascunho. Assim você poderá encontrar e corrigir todos os erros de uma vez.
Como administrar os resultados na janela de revisão?
Fonte
A coluna à direita na janela de revisão mostra qual fonte (dicionário ou guia de redação) que encontrou o erro no seu texto. Pode ser:
Ao passar o cursor em cima da área mais para a direita do termo, aparecerá uma janela pop-up com informações sobre a fonte, como você pode ver na imagem à direita. Por exemplo, a palavra “púbico,” é um termo de atenção no Lingofy em português (mais informações sobre palavras de atenção abaixo). Também pode ver na imagem como é útil adicionar ícones aos seus guias de redação personalizados para melhorar a sua experiência de revisão: pode ver a fonte de uma sugestão imediatamente. Dica: Nesse exemplo, a opção “Mostrar painel de informações” está marcada. Significa que no final da janela de revisão você verá um painel separado com informações sobre a fonte e a definição de uma sugestão. |
![]() |
Como aceitar e rejeitar sugestões do Lingofy?
Exceção 1: Termos de atenção:
Esses verbetes – criados por você ou outro usuário do Lingofy (e talvez incluso num guia de redação personalizado), ou oriundos de algumas referências, como, por exemplo, o manual de redação da AP – aparecem com um triângulo vermelho pequeno e um ponto de exclamação. Essas palavras deveriam ser evitadas por serem vulgares, relacionadas a clichés ou facilmente usadas de maneira errada. Também podem ser palavras que são adequadas apenas em alguns contextos, como, por exemplo “púbico”, que é relevante apenas em textos de medicina e não em textos de publicidade, por exemplo. O Lingofy não sugerirá um termo na coluna “Mudar para” nesse caso, porém, chama a atenção do usuário para ter certeza de que está usando um termo corretamente. No exemplo à direita, um verbete personalizado criado pelo usuário adverte o autor que não deveria usar o adjetivo “massa” em conteúdo oficial. Dica: Palavras de atenção não têm correções porque não são palavras erradas, senão palavras não preferidas. Você pode digitar uma palavra diferente na área “Mudar para” ou simplesmente rejeitar a sugestão baseado no seu uso e estilo. As palavras de atenção têm as caixas de seleção não marcadas por padrão. |
![]() |
Adicionar a um guia:
Essa ferramenta foi criada para usuários que compartilham guias de redação personalizados (e verbetes personalizados) com outras pessoas. O criador do guia de redação poderá adicionar verbetes o tempo todo, mas essa função deixa outros usuários sugerirem verbetes novos para o criador.
No canto direito de uma palavra desconhecida, na coluna “Fonte”, tem um símbolo “+” dentro de um quadrado. Ao clicar naquele símbolo aparecerá uma janela pop-up que inclui:
Procurar forma incorreta:
Você pode adicionar uma versão incorreta aqui, porém não é preciso.
Termo:
Será preenchido pelo termo “Encontrado” do Lingofy, mas vocẽ pode alterá-lo se precisar.
Definição:
Usuários podem incluir informações de estilo ou uma definição do termo nesse campo.
Clique no botão “Adicionar” e o termo será enviado à lista de verbetes do criador do guia de redação como uma “Sugestão”. Então, o criador daqueles verbetes poderá decidir adicionar o termo ao guia de redação ou ignorá-lo.
Dica: No botão “Opções” é possível personalizar a forma como a janela de revisão do Lingofy mostra informações.