Guias de redação personalizados
Guias são apenas um “recipiente” virtual para guardar verbetes personalizados para que você consiga ter controle sobre quais termos que pertencem a que tipo de conteúdo. Guias é mais uma ferramenta que o Lingofy oferece e que você pode personalizar se baseando em conteúdo ou fluxo de trabalho. Você pode usá-los para organizar verbetes baseado em projeto, departamento, idioma, cliente, tema e mais. Decidimos chamá-los de guias para que você soubesse que são conjuntos de regras de revisão que podem ser pensados para um tipo de conteúdo, um cliente ou um projeto específico. Você pode adicionar guias a perfis de revisão e, assim, revisar conteúdo usando a extensão do Lingofy. Vamos explicar as opções de personalização e organização aqui, mas você pode usá-las como quiser.
A imagem abaixo mostra a página de guias no Lingofy Manager. Você pode ver que o guia da empresa de arquitetura Lassiter é marcado por um círculo. Observe os botões “Novo guia de redação” e “Ligar guias e referências”, no canto superior direito, que vamos explicar abaixo.
Dica: Guias de redação precisam ser adicionados a perfis de revisão para aparecerem no seu menu da extensão do Lingofy.
Guia de redação novo
Criar um novo “recipiente” para verbetes usando o botão “Novo guia de redação”. Você pode organizar os termos em vários guias para gerenciar termos diferentes para projetos, regiões e idiomas diferentes. Se compartilhar um guia, também é possível escolher quais usuários podem revisar ou editar verbetes.
Da página “Guias”, clique no botão “Novo guia de redação” para ser levado ao formulário “Criar novo guia”.
Título
Dê um nome para o seu novo “recipiente” de verbetes aqui. Você pode escolher um nome baseado em que tipo de conteúdo vai revisar com esse guia (comunicados de imprensa, posts de blogue, boletins informativos). Também pode criar um guia de redação baseado em um tema específico (esportes, publicidade, jardinagem, móveis, animais, política). Você decide!
Categoria
O Lingofy providencia uma lista de tópicos dos quais você escolherá um para o seu novo guia.
Subcategoria
Talvez você queira organizar os seus guias ainda mais especificamente. Pode escrever o que quiser nesse campo para ajudar a ordenar os seus verbetes.
Idioma
As suas opções de línguas, ao criar um guia, dependem da sua escolha nas Configurações (na barra lateral do Lingofy Manager) e nas suas referências. Se você tiver uma referência de inglês britânico (o “FT Style Guide”), poderá escolher inglês britânico. Se tiver uma referência de inglês estado-unidense (“US English”), você poderá escolher inglês estado-unidense. Se tiver ambas, poderá escolher uma delas.
Descrição
Nesse campo você pode explicar para que tipo de conteúdo esse guia foi feito e como deve ser usado (por você e outras pessoas com as quais você compartilhou).
Faça upload de um ícone para este guia
Cada guia pode ter um ícone exibido na coluna “Fonte” na janela de revisão e na lista de verbetes. Para adicionar um ícone, clique no botão “Upload” que irá abrir uma janela de arquivos, onde você poderá escolher a imagem que deseja usar. Clique em “Apagar” para apagar o ícone ou substituí-lo.
Dica: Assegure-se de que os verbetes que você adicionar a um guia combinam com o idioma selecionado. Não seria bom adicionar o termo “autocarro” a um guia de português brasileiro porque os seus verbetes personalizados sempre anulam os termos das referências (manuais de redação e dicionários). Seria melhor adicionar “ônibus”.
Meus guias
Quando você está na tela principal (imagem superior) dos guias de redação, o meio está preenchido com guias criados por você (“Meus Guias”) ou compartilhados com você (“Guias compartilhados e assinaturas”).
Você verá as seguinte informações dos guias:
- Título
- Ícone (se não tiver, será visível um ícone padrão)
- Descrição
- Número de verbetes (Palavras)
- Número de usuários
Isso permite que você tenha uma visão geral do propósito e uso de cada um dos guias. Se quiser mais detalhes, basta clicar no guia.
Opções do guia
Para administrar um guia de redação, clique nele na área “Meus Guias” e aparecerá uma janela pop-up “Detalhes para o guia” (exibido à direita). Se passar o cursor em cima dos ícones na janela, o nome da ação do ícone aparecerá.
É possível fazer várias coisas com um guia:
Ver guia: Revisar, administrar ou editar os verbetes de um guia.
Editar guia: Altere os informações sobre o guia, os mesmos que você adicionou ao criar o guia. Não é possível editar os verbetes aqui, apenas os informações sobre o guia, como, por exemplo, o título, o idioma e a categoria. No ícone “Ver guia” você pode revisar e editar verbetes, se tiver as permissões para isso.
Compartilhar guia: Você pode compartilhar um guia de redação personalizado com até cinco pessoas por e-mail. Eles precisam ter ou fazer uma conta do Lingofy para ter acesso ao guia de redação. Você pode decidir as permissões deles no ícone “Editar usuários”.
Editar usuários: Aqui você pode ver a lista de todos que têm acesso ao guia. Também pode apagar usuários, enviar uma mensagem aos usuários ou dar/retirar permissões de usuários (se eles podem ou não editar ou adicionar verbetes).
Eliminar guia: Você pode apagar um guia clicando no ícone da lixeira. Uma vez apagado, o guia está perdido para sempre. É possível remover usuários e ignorar guias por um tempo até decidir se vai jogá-las fora ou não.
Importar verbetes para o guia: É possível importar verbetes diretamente para um guia com essa função. As instruções para como importar verbetes separados por tabulações usando a janela de importação do Lingofy pode ser encontrada aqui.
Guias compartilhados e assinaturas
Essa área da página de Guias mostra todos os guias de redação que foram comprados (assinaturas) ou compartilhados com você por outro usuário do Lingofy.
Se for um guia criado ou comprado pelo Lingofy, você poderá revisar com ele. Basta adicioná-lo a um perfil de revisão. Não é possível editar os verbetes do guia.
Se for um guia criado por outro usuário e compartilhado com você, aquele usuário decide quais são as suas permissões (editar e/ou adicionar termos, ou nenhum dos dois). Você pode revisar com ele se adicioná-lo a um perfil de revisão.
Ligar guias e referências
À direita do botão “Novo guia de redação”, na página de Guias de redação, você encontra o botão “Ligar guias e referências”.
Clique nesse botão para gerenciar quais guias serão ligados a quais referências (dicionários). Isso afeta a referência de base (manual de redação publicado e/ou dicionário):
US English: um guia de recomendações de linguagem clara (“PL”), de uso e de sinônimos, juntas com um dicionário de inglês estado-unidense.
AP and Webster’s: Manual de redação da AP junto com o dicionário Webster’s New World College Dictionary, 5a edição.
FT Style Guide: Manual de redação do Financial Times junto com um dicionário de inglês britânico.